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Desenvolvimento pré-escolar das crianças de 5 a 6 anos

quinta, 06 de julho de 2017

Desenvolvimento pré-escolar das crianças de 5 a 6 anos

A partir de abril de 2013, com a Lei N. 12.796, tornou-se obrigatória a matrícula de todas as crianças na escola a partir dos 4 anos, antes desta mudança, o ensino iniciava-se dos 6 e ia até os 14 anos. Depois desta Emenda Constitucional, o ensino passa a ser obrigatório dos 4 aos 17 anos, incluindo a pré-escola, o ensino fundamental e o médio.

 

Assim, na fase dos 5 a 6 anos, como todas as crianças já frequentam a educação infantil, elas já desenvolveram uma boa comunicação com os amiguinhos e com os adultos e também já adquiriram autonomia com relação a hábitos de higiene pessoal.

 

Com isso, elas já demonstram várias habilidades para desenvolver outras atividades que devem ser incentivadas pela escola e também pelos pais em casa, como:

- iniciação à música: já pode ser incentivada com o uso de instrumentos musicais. É importante, nesta fase, o contato com cantigas, histórias, poesia e textos diversos;

- os jogos e brincadeiras que envolvem e ensinam regras devem estar também presentes nesta fase;

- já podem ser iniciados esportes que usem cambalhotas, corrida, salto e arremesso, desenvolvendo a força e o equilíbrio;

- o interesse por pesquisa e descobertas sobre o meio ambiente envolvendo animais, plantas e fenômenos da natureza devem ser introduzidos nesta idade;

- conhecimentos e fatos históricos também são importantes de serem ensinados, assim como também alguns conceitos matemáticos;

- a educação nutricional deve fazer parte pois a alimentação é sempre muito importante e deve ser variada, equilibrada e oferecida de modo a incentivar a autonomia da criança para se alimentar com escolhas saudáveis;

- atividades de leitura e escrita progridem e algumas crianças podem chegar ao final da pré-escola lendo e escrevendo ou bem perto disso.


Para os pais é importante certificar-se que a escola escolhida ofereça um ambiente seguro, bem arejado, iluminado, estimulante e qualificado, visando ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança.

Mas para mim, o que é mais importante a ressaltar é que, apesar da criança estar entrando na escola mais cedo, a educação básica ainda vem de casa, e é lá que se deve ensinar os principais conceitos e ensinamentos para uma vida saudável e de bem com os outros e com o mundo.

Tags

Educação - Crianças - Desenvolvimento - Alfabetização

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