PesquisaFacebookInstagram
Fechar
Pesquise no conteúdo
Mundo da Mamãe

Esporte é saúde

quarta, 05 de abril de 2017

Esporte é saúde
Todo mundo já é conhecedor dos benefícios que o esporte traz para a vida das pessoas, mas cabe a nós, pais, ensinar nossos filhos a amar os esportes e a praticá-los como se fossem parte da vida deles.

Por que falo isso? Porque sei, por experiência própria, que a prática de esporte na infância é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, pois melhora o condicionamento físico, auxilia na prevenção e no tratamento da obesidade, contribui para a disciplina, fomenta a socialização, melhora a memória e organização e ajuda no desenvolvimento psicológico das crianças.

As crianças que praticam esporte regularmente são mais alegres e com melhor autoestima.

Importante lembrar também que não podemos encher a agenda de nossos filhos com muitas atividades para não sobrecarregarmos a vida deles nem transformar isso em obrigação e, por consequência, uma chatice. 

Devemos apresentar todos os esportes, suas vantagens e desvantagens e deixar que as crianças escolham aquele em que elas melhor se familiarizam, para que tenham prazer em praticar.

Não podemos cometer alguns erros como obriga-los a fazer uma modalidade que eles não gostam; ou fomentar a competitividade e o profissionalismo (a não ser que a criança queira e tenha interesse e habilidade); ou ainda querer que a criança saia do computador, vídeo game ou celular e obriga-lo a praticar um esporte se você não vai junto.

O importante é a prática sadia de um esporte em que a criança goste e se sinta feliz. Se os papais puderem jogar junto, melhor ainda, aí a prática se torna mais agradável e estimulante.

Aos pais e instrutores, vale avaliar se o esporte praticado está sendo favorável às condições emocionais da criança.

E nunca podemos esquecer dos cuidados básicos a serem tomados, como: usar roupas e calçados apropriados para cada esporte, usar protetor solar na prática esportiva sob o sol, tomar muita água, fazer aquecimento e alongamento para evitar lesões, evitar treinamentos excessivos, pois são apenas crianças, e o mais importante – que eles se sintam felizes e alegres em praticar o esporte que amam.

Tags

Esporte - Crianças - Saúde

Comentários

Esta publicação não possui nenhum comentário.

Envie um comentário

Mais posts

Mundo da Mamãe
Cada colunista e leitor são livres para expressar a sua opinião. Por isso não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos textos e comentários.
© 2016 Mundo da Mamãe - Todos os direitos reservados. Blog produzido pela Netface