PesquisaFacebookInstagram
Fechar
Pesquise no conteúdo
Mundo da Mamãe

Vale a pena guardar a polpa do dente de leite?

quarta, 19 de abril de 2017

Vale a pena guardar a polpa do dente de leite?

Com certeza os papais de plantão já ouviram falar que os dentes de leite de seus filhos são ricos em células-tronco, pois bem, o que era uma prática antiga de guardar os mesmos quando caíam, seja para recordação, decoração ou para envio à “fada do dente”...risos, hoje serve a um propósito mais útil – o de preservar as células-tronco presentes neste.

Mas como isso funciona na prática?

Bem, de acordo com as pesquisas mais recentes sobre a aplicação de células-tronco na recuperação de doenças, a polpa do dente se destaca entre as demais fontes de células-tronco em função da facilidade de obtenção e grande concentração celular e, por serem mais jovens, essas células teriam a capacidade de se multiplicar mais rápido regenerando ossos, gordura, cartilagens e músculo.

Além destas vantagens, os pesquisadores explicam que ainda estão sendo estudadas várias outras possibilidades, como melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças degenerativas, como o Alzheimer e Mal de Parkinson.

Mas para preservar as células-tronco do dente não é somente guarda-lo quando cair. Para começar, a extração deve ser feita por um dentista e não em casa. Após a retirada no consultório, o material precisa ser acondicionado em uma substância antimicrobiana e encaminhado a um laboratório especial de criogenia, onde será armazenado e acondicionado para que as células-tronco sejam preservadas de maneira adequada ao seu uso no futuro.

No Brasil, este serviço já está sendo oferecido desde 2013 e custa em média de 2 a 3 mil reais mais uma taxa de manutenção anual que varia de 600 a 800 reais. Este processo ainda é mais barato do que congelar o cordão umbilical.

Enfim, a evolução da ciência e dos estudos para a cura de doenças trouxe mais esta prática como alternativa para o ser humano e a escolha é de cada família, pois é uma decisão muito pessoal que cada casal deve tomar de acordo com o histórico de doenças familiares de cada um.

Tags

Dente de leite - Células-tronco

Comentários

Esta publicação não possui nenhum comentário.

Envie um comentário

Mais posts

Mundo da Mamãe
Cada colunista e leitor são livres para expressar a sua opinião. Por isso não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos textos e comentários.
© 2016 Mundo da Mamãe - Todos os direitos reservados. Blog produzido pela Netface