PesquisaFacebookInstagram
Fechar
Pesquise no conteúdo
Mundo da Mamãe

O perigo da exposição dos seus filhos na internet

quarta, 02 de agosto de 2017

O perigo da exposição dos seus filhos na internet

Continuando com o assunto desta semana, hoje vamos falar sobre os pais que publicam tudo sobre seus filhos nas redes sociais.

Estatísticas mostram que a maioria dos pais amam estar conectados e que, no Brasil, 94% destes pais publicam fotos dos filhos na internet, principalmente em redes sociais.

O Brasil ainda é um país que está se acostumando com toda esta conectividade, e o problema aumenta pela inocência dos pais em relação ao conhecimento deste mundo virtual que permite entender a amplitude das atitudes na internet. E é por falta deste conhecimento que explica o porquê de os pais postarem fotos em situações em que não exporiam a criança normalmente para os outros, por exemplo: quando seu filho toma banho e brinca na banheira você chama toda a família e os vizinhos para ver? Claro que não! Então por que postar esta situação para todos na internet? Mesmo que sua rede seja privada, existem inúmeras formas de se ter acesso a fotos e vídeos sem você se dar conta disso.

Cyberbullying, constrangimentos, piadas, pedofilia, sequestro entre outros, seriam evitados se as pessoas tivessem mais filtro ao publicarem sua vida e rotina na internet, pois a partir do momento em que os pais publicam um vídeo ou foto, deixa de ter controle sobre o mesmo e a situação.

Por isso, os advogados e psicólogos especialistas no assunto orientam sobre o que postar ou não sobre seus filhos na internet:

1 - A privacidade das crianças é protegida no Brasil por lei, ou seja, menores têm, sim, direito a momentos privados;

2 - Não divulgue imagens em que seus filhos aparecem com outras crianças. A imagem delas é responsabilidade dos pais, o que pede autorização prévia;

3 - Nunca publique fotos do seu filho nu, mesmo bebê. Existe preocupação em as crianças acessarem pornografia ou serem assediadas por pedófilos, mas ninguém pensa que elas podem ser expostas em sites assim;

4 - Vete fotos da casa, da escola, da criança com uniforme escolar e com dados de localização embutidos no arquivo;

5 - Tenha em mente que tudo que cai na internet pode ser degenerado. Por isso fotos de crianças doentes, por exemplo, se tornam hoax (boatos virtuais), até com pedidos de doação para terceiros;

6 - De maneira alguma publique conteúdo que possa gerar rótulos desagradáveis para a criança, como “burra”, “gorda” ou “inescrupulosa”;

7 - Saiba que uma postagem pode ser a gota d’água para o relacionamento de pai e filho. Cenas repetidas de negligência transformadas em piadas, por exemplo, podem gerar ressentimentos duradouros.

Por isso, queridos papais e mamães, sei que vocês amam seus filhos e gostariam de compartilharem todos estes momentos fofos com os outros, mas é pelo amor que vocês sentem por eles que devem protegê-los e privá-los de situações de riscos e constrangimentos futuros.

E se estas informações foram interessantes para você, no próximo artigo vou explicar alguns motivos para não se colocar foto dos filhos na internet.

Acompanhe o próximo post.

Tags

Filhos - Segurança - Internet

Comentários

Esta publicação não possui nenhum comentário.

Envie um comentário

Mais posts

Mundo da Mamãe
Cada colunista e leitor são livres para expressar a sua opinião. Por isso não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos textos e comentários.
© 2016 Mundo da Mamãe - Todos os direitos reservados. Blog produzido pela Netface